Aconteceu naquele verão – Resenha

1789d939-dfba-41d2-a91d-09a4791d4ab3

Título: Aconteceu Naquele Verão
Organizadora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Páginas: 381 p.

 

cropped-barra.png

Sinopse: Talvez sejam os dias, que ficam mais longos e preguiçosos; ou talvez seja o calor, que deixa as pessoas mais eufóricas. Uma coisa é certa: o verão é a estação perfeita para se apaixonar… e Aconteceu Naquele Verão é o livro perfeito para quem adora histórias de amor.
Nestes doze contos, que vão do romance ensolarado aos mais surpreendentes toques de mistério, estranheza e sobrenatural, você vai se encantar pelos personagens e torcer para que todos tenham seu final feliz.
Parques de diversão, montanhas, lagos secretos, shows de rock, colônias de férias e até mesmo outras dimensões – o amor não escolhe hora nem lugar para acontecer. Então coloque seus óculos escuros, abra sua cadeira de praia e aproveite estes doze motivos para suspirar e se encantar.

cropped-barra.png

Aconteceu Naquele Verão é uma coletânea de doze contos de romance, e o ponto comum entre eles é que todos se passam nas férias de verão. Temos estórias de imaginação, drama e suspense, cada uma delas com um par romântico como personagens principais.

Gostei de todos os contos, alguns mais, outros menos, mas alguns me chamaram mais a atenção por elementos específicos da estória, como o da Cassandra Clare, “Nova Atração”, que gostei muito de ler porque fazia muito tempo que eu não lia livros de aventura/imaginação. Eu nunca havia lido nada dessa escritora e achei a narrativa dela bem parecida com a do Rick Riordan. Outro conto que achei um dos melhores foi “Inércia”, da Veronica Roth, principalmente porque ele mexe com o tempo e tem pessoas visitando lembranças, algo que amo em livros e filmes, e também porque foi um dos únicos que me fez ficar angustiada pra saber se os dois personagens iam ficar juntos (li esse de uma vez só, pra se ter uma ideia).

Mas, entre todos, com certeza o meu favorito foi “O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas”, do Lev Grossman. Eu não conhecia esse autor e é certo que vou procurar outros livros dele, pois esse conto fechou a coletânea de um jeito que me fez querer que o livro não acabasse nunca (também li esse de uma vez só). Ele fala sobre um menino que, de alguma forma, ficou preso no dia 4 de agosto. Após cada noite ele acorda novamente no mesmo dia, e parece ser o único a perceber que o dia se repete, pois todas as outras pessoas fazem a mesma coisa todos os dias achando que é a primeira vez. Só aí esse conto já me ganhou de cara, pois, como disse anteriormente, amo estórias que mexem com o tempo. Pra deixar ainda melhor, quando ele encontra uma menina que também sabe que o dia está se repetindo, eles resolvem criar um mapa com todos os “momentos perfeitos” que encontram: colocam a hora exata e o lugar em que eles acontecem pra poder visitar sempre que querem. E além de tudo isso ainda tem um mistério sobre algo que acontece no dia da menina. Perfeito.

Os contos que não gostei tanto foram “Prazer Doentio”, da Francesca Lia Block, que achei a estória completamente sem propósito, “O Último Suspiro do Cinemorte”, da Libba Bray, que era pra dar medo, mas não deu, e “Amor é o Último Recurso”, do Jon Skovron, que achei meio bobinho. Um dos contos, “Em Noventa Minutos, Vá em Direção a North”, da Stephanie Perkins, é a continuação de outro que foi publicado pela autora na coletânea “O Presente do Meu Grande Amor”, que vou procurar, pois gostei muito.

Pra terminar, só posso dizer que é um livro muito bom e que provavelmente agrada a muitos leitores, pois tem um pouco de tudo. Recomendo muito ler agora nas férias, já que ele tem esse clima de verão, mas também é legal para ler durante o ano porque dá pra matar a saudade de vários tipos de livro com estórias curtas que dá pra ler facilmente no curto tempo livre entre as tarefas.

nota 5

leticia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s