A Guerra dos Mundos

9788525436290-h-g-wells-a-guerra-dos-mundos-colecao-l-pm-pocket-1243269807

Título: A Guerra dos Mundos

Autor: H.G. Wells

Editora: L&PM Pocket

Ano de publicação: 2017 (original de 1897)

Páginas: 255 p.

cropped-barra.png

Sinopse: E se de repente marcianos invadissem a Terra e começassem a eliminar todos os homens que encontrassem pela frente? E se esse fosse pens o primeiro passo para dizimar a civilização O mundo, como conhecido até então, deixaria de existir. As cidades, as organizas políticas e as leis de nada valeriam. Sobreviver se tornaria quase impossível. Este é o universo criado por H.G. Wells em A guerra dos mundos, uma das histórias de ficção científica mais influentes da literatura.

Publicado pela primeira vez em capítulos em 1897 e depois reunido em livro no ano seguinte, um do primeiros romances sobre invasão alienígena inspirou filmes e diversas adaptações, sendo a mais conhecida a transmissão radiofônica de Orson Welles em 1938, até hoje estudada nos cursos de comunicação: milhares de ouvintes americanos teriam entrado em pânico por achar que se tratava de um verdadeiro ataque marciano, tamanho o realismo e a força desta surpreendente narrativa.

cropped-barra.png

Após a queda de alguns cilindros vindos do espaço, que se revelaram conter marcianos e suas máquinas em seu interior, a Terra se vê em guerra com uma força superior devastadora, que destrói cidades com facilidade e extermina pessoas com seus raios de calor, em conjunto com uma fumaça preta tóxica.

O narrador do livro é um escritor, que no início dos acontecimentos manda sua mulher ir para a casa de seu irmão em razões de segurança. Após um ataque maciço contra as localidades em que se encontra, ele decide se encontrar com sua esposa e inicia uma terrível jornada.

O livro foi escrito no século XIX, portanto, diferente da adaptação para o cinema de 2005, os sobreviventes fogem com carroças e bicicletas; os soldados usam canhões de batalha. A época e local em que o livro ocorre (Inglaterra, fim do século XIX) torna a leitura bastante interessante: uma visão de como seria uma invasão alienígena no passado, no contexto de que nos acostumamos com situações semelhantes ocorrendo na contemporaneidade, geralmente devido aos filmes.

Recomendo a leitura para quem quer presenciar um ataque marciano em uma época diferente, além de ser um clássico da ficção científica. Também recomendo as duas adaptações para o cinema, que ocorrem também em épocas diferentes: a versão de 1953 e a de 2005.

nota 3

escrito paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s